A pensar Rio de Janeiro, a primeira imagem que vem à 🍉 mente – independentemente de sua própria crença – provavelmente é uma imagem religiosa.
No cume do Corcovado, um promontório de granito 🍉 de 2.300 pés que domina a cidade, a estátua do Cristo Redentor ergue os braços um abraço quente, dando 🍉 as boas-vindas aos visitantes da cidade do samba.
"A primeira coisa que vemos quando chegamos à cidade pelos dois 🍉 aeroportos é este irmão nossos acolhendo-nos com os braços abertos", diz o designer carioca Gilson Martins, cujos bolsas foram vistos 🍉 nos braços de pessoas como Madonna e Michelle Obama. Procura a estátua quando chega casa de uma viagem? Não, 🍉 ele diz – porque não há necessidade. "É ele quem me encontra quando chego a Rio."
Por mais 🍉 de um século, a estátua tem sido um símbolo de Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1922, o arquiteto Heitor 🍉 da Silva Costa venceu a competição para projetar o que soava como um projeto temerário: uma estátua enorme de Jesus 🍉 pé um pico acima do nível do mar tão fino como um palito. Foi inaugurado nove anos depois.
No 🍉 entanto, quase 100 anos depois, a estátua – 98 pés de altura com uma envergadura de 92 pés – ainda 🍉 está pé, e é hoje um símbolo da cidade, conhecido todo o mundo. É um milagre do céu? 🍉 Ou um testemunho do engenho dos brasileiros que a construíram?
Para Paulo Vidal, arquiteto e superintendente do Instituto 🍉 do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ou IPHAN), que aprova quaisquer projetos de 🍉 restauração, é o último. "A engenharia civil no Brasil sempre esteve à frente do mundo, especialmente na construção de concreto 🍉 armado", ele diz.
E é aí que reside o seu segredo. Embora a estátua do Cristo Redentor pareça uma escultura de 🍉 pedra, é o que Vidal chama de "edifício de concreto coberto por tabletes de sabão".
O gênese da estátua veio de uma forma de propaganda religiosa: uma oferta 🍉 para combater uma "maré de irreligiosidade" pós-Guerra Mundial instalando uma figura de Jesus Cristo para vigiar sobre Rio, visível de 🍉 qualquer parte da cidade – um deus onipresente feito de carne de pedra. Uma competição para projetar a estátua foi 🍉 realizada e Da Silva Costa – que imaginou-a quase como uma saudação ao sol, com Jesus iluminado pelo nascer do 🍉 sol e cercado por um "halo" rosado ao pôr do sol – ganhou a encomenda.
O Cristo Redentor: Um Símbolo de 🍉 Rio de Janeiro (Parte 2)
A construção de uma estrutura tão colossal sempre seria difícil; construí-lo no topo de um pico 🍉 alto e perigoso ainda mais. Não apenas devido à dificuldade da construção; mas também da manutenção. "O grande desafio era 🍉 projetar um projeto que resistisse ao tempo", diz Vidal, que diz que o pico do Corcovado está "exposto a condições 🍉 atmosféricas muito agressivas".
Além disso, esta deveria ser uma estátua para as idades, "cuidadosamente projetada para resistir aos elementos e resistir 🍉 à prova do tempo como símbolo da ingenuidade e devoção humanas", diz Vidal.
Arquitetos do Rio já eram experientes concreto 🍉 – o prédio A Noite, um escritório de jornal na cidade, era o edifício mais alto da América Latina quando 🍉 foi inaugurado 1929. Da Silva Costa e sua equipe usaram essa experiência, revestindo o núcleo de concreto do Cristo 🍉 com estatita, ou sabão, que é conhecida como isolante e era tradicionalmente usada como potes de cozinha no estado de 🍉 Minas Gerais, explica Vidal. É duro também – um século depois, o revestimento ainda está "bem preservado", diz ele.
A equipe 🍉 decidiu por um efeito de mosaico – invisível de longe, mas adicionando detalhes para aqueles que fizeram a peregrinação para 🍉 ver de perto. A estatita foi extraída de uma pedreira Minas Gerais, escolhida por sua calma, verde-cinza, cor de 🍉 tonalidade. Foi cortado pequenos pedaços – apenas sobre 1,5 polegadas de comprimento e 0,2 polegadas de espessura, de acordo 🍉 com Márcia Braga, a arquiteta e especialista restauração que liderou um grande projeto de conservação do monumento 2010 🍉 – e fixado ao corpo de cimento. Há cerca de 6 milhões de azulejos no Cristo Redentor no total.
A construção 🍉 começou 1926, financiada principalmente pela igreja do Rio, e 12 de outubro de 1931, a estátua foi inaugurada. 🍉 Hoje, faz parte do site do Patrimônio Mundial da UNESCO "Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar", estabelecido 🍉 2012. Quatro anos antes, a estátua havia sido listada pelo IPHAN por sua importância histórica. Foi declarado um patrimônio municipal 🍉 1990. Também é a maior estátua Art Déco do mundo.
Claro, a mesma ingenuidade que Vidal se refere relação 🍉 à sua engenharia também esteve plena exibição ao longo do século passado à medida que o tempo extremo batia 🍉 no Corcovado. O fato de uma visita à Cristo Redentor – ou tomando um pequeno trem para o topo, ou 🍉 fazendo uma caminhada – ser uma atividade imperdível no Rio, com cerca de 2 milhões de visitantes por ano, torna 🍉 ainda mais importante manter a estátua segura.
Não é uma tarefa fácil. "A conservação é um desafio enorme porque está exposta 🍉 a condições atmosféricas muito agressivas – sejam os raios do sol, que fazem o revestimento e a estrutura se expandirem 🍉 e se contrair todos os dias, ou os ventos do sudoeste que atingem a estátua carregados de sal e areia, 🍉 causando abrasão constante na cobertura", explica Vidal.
Então há tempestades. Rio de Janeiro é uma cidade de tempestades, e este pico 🍉 atraí tempestades como abelhas para um pote de mel. Varas de relâmpago foram originalmente construídas na cabeça da estátua para 🍉 ajudar com os golpes. Vidal diz que essas foram expandidas ao longo dos anos, à medida que as tempestades aumentavam 🍉 intensidade. Em 2024, a 'coroa' de varas foi quadruplicada de tamanho, e o sistema de terra foi expandido.
A estátua 🍉 passou por um grande esforço de conservação a cada década desde 1980, mas Vidal diz que o site é "constantes" 🍉 monitorados para qualquer manutenção de emergência que possa ser necessária. "Nós sabemos os materiais, os processos de degradação, os agentes 🍉 agressivos e o comportamento da estrutura", ele diz.
A estátua tem cinco grandes buracos cobertos para conservadores entrarem no interior – 🍉 um no topo da cabeça, e quatro mais nos ombros e cotovelos. Há 14 buracos menores que, quando abertos, ajudam 🍉 com a circulação do ar, diz Braga.
"Dentro da estátua, você se sente como se estivesse totalmente protegido do tempo e 🍉 do ambiente", ela diz. "Há silêncio – é uma estrutura muito forte, e à medida que você está subindo para 🍉 a cabeça, os espaços para cruzar ficam cada vez mais estreitos. Quando finalmente chega à cabeça do topo, é uma 🍉 sensação maravilhosa de liberdade."
Braga – que chama o projeto de restauração de "uma responsabilidade enorme" – tinha 50 anos quando 🍉 trabalhou na estátua. "Eu senti como se fosse um grande evento minha carreira profissional", ela diz.
Em um artigo de 🍉 2011 sobre o projeto, compartilhado com a , ela escreveu que seu time encontrou esporos da floresta atlântica 🍉 na estátua – tornando o monumento ainda mais evocativo do Rio e do Brasil geral. As bactérias foram limpas 🍉 com jatos de vapor e água a 158 graus Fahrenheit. A estátua também foi regroutada.
Nenhum detalhe é ignorado durante os 🍉 projetos de conservação, o mais recente dos quais ocorreu de 2024-2024. A estatita do pedreira original acabou há um século 🍉 – "esta cor é cada vez mais difícil de encontrar no mundo natural", escreveu Braga sobre seu projeto de conservação 🍉 – então, quando peças do mosaico precisam ser substituídas, conservadores olham cuidadosamente para a pedra de outras pedreiras Minas 🍉 Gerais, para tentar combinar a cor o mais próxima possível.
Durante sua renovação, Braga rejeitou 80% dos tesserae de substituição, escolhendo 🍉 apenas aqueles que melhor combinavam com a cor original. Ela também substituiu pedras que haviam sido adicionadas restaurações anteriores, 🍉 mas não eram uma combinação de cor boa, substituindo 5% dos 6 milhões de tesserae no total.
Esforços herculanos como estes 🍉 valem a pena, diz Vidal. "O Cristo Redentor é uma imagem icônica que promove a cidade e o país para 🍉 o mundo", ele diz. "Atrae turismo e, consequentemente, dinheiro estrangeiro para a cidade."
Gilson Martins concorda. As bolsas do Cristo Redentor 🍉 são os seus top sellers, empatados com aqueles que apresentam o Morro do Sugarloaf.
Para
cariocas
– os habitantes do Rio de Janeiro 🍉 – o Cristo tornou-se como um membro da família. Tom Jobin, o mestre da bossa nova que compôs
A Garota de 🍉 Ipanema
, escreveu sobre seus "braços abertos sobre Guanabara" sua música,
Samba do Avião
. Outra música foi chamada, simplesmente,
Corcovado
. "Da janela, 🍉 ve-se o Corcovado, O Redentor, que lindo," ele escreveu – "Do windows, you can see Corcovado, the Redeemer, how beautiful."
Martins 🍉 ele mesmo produziu duas exposições centradas torno da escultura e acaba de fazer um EP, cantando sobre a estátua 🍉 três das cinco músicas. De fato, ele diz que foi sua lembrança de infância de observar a estátua que 🍉 o inspirou a escrever canções.
"Para mim, ele é meu irmão, meu amigo de muitos anos, sempre presente minha vida", 🍉 ele diz da estátua. "O sentimento é como ter um amigo da infância com quem tenho muita intimidade, e ele 🍉 está sempre lá para nós falar."
O profundo devotamento de Martin ao estátua de concreto é um sentimento compartilhado por cariocas 🍉 toda a cidade. "Para mim, como carioca, arquiteto e urbanista, o Cristo Redentor é um marco de identificação territorial. 🍉 Se eu ver o Cristo Redentor, sei onde estou, e sei que estou 'casa'," diz Vidal. "Para ser cantado 🍉 música, a estátua precisa ser amada pela população – e é. Ele dá as boas-vindas e abraça os residentes 🍉 e visitantes."
Para Francesco Perrotta-Bosch, crítico de arquitetura e biógrafo da arquiteta modernista Lina Bo Bardi, Corcovado é "o marco mais 🍉 democrático da cidade". Rio de Janeiro é famosa por ser um lugar onde a grande riqueza e a pobreza vivem 🍉 lado a lado, mas um sentido, a escultura une-os.
"Você pode ver